A Fimel, sediada em Águeda, é especializada no fabrico de equipamentos para pintura industrial e tratamento de superfícies. Com mais de 40 anos de experiência, é uma referência no setor, apostando no desenvolvimento de soluções inovadoras e ajustadas à realidade do mercado.
É em 1982 que nasce a Fimel, impulsionada pela experiência profissional dos seus fundadores, cujos conhecimentos a nível técnico e fabril os fizeram direcionar o foco para o ramo da pintura industrial. Hoje, com mais de três décadas de atividade, a maioria da administração continua a desempenhar funções ativas na empresa.
O seu core business centra-se no fabrico de máquinas e aparelhos elétricos para a indústria em geral, sendo reconhecida em território nacional, e também internacionalmente, pelo seu know how na instalação de linhas de pintura. Ao ser uma área bastante específica e que requer amplo conhecimento técnico, a Fimel possui as competências necessárias no que diz respeito a soluções de tratamento de superfícies tais como aquecimento e tratamentos específicos, de acordo com as necessidades dos clientes.
As energias renováveis, nomeadamente a eólica, têm sido uma aposta forte da empresa na última década, uma vez que viram nela grande potencial e, por conseguinte, desenvolvem máquinas e programação à medida do cliente. É uma área onde a automatização de processos se torna um desafio diário, que para a Fimel se torna ainda mais aliciante. A intenção é ajudar os clientes a tornarem os seus processos mais leves e autónomos. Porém, como auxílio contínuo, estão capacitados para permanecer em casa do cliente a fim de os ajudar a preparar o dia de amanhã. Podemos considerar que se trata de um serviço não só de excelência mas também de assistência profissional, a qualquer hora do dia, sem interrupções.
Assim, e porque apostaram fortemente em criar soluções globais para os seus clientes, dotaram-se internamente da capacidade de automatizar os processos e desenvolver soluções ao nível da indústria 4.0. Estas características fazem com que as soluções específicas que oferecem a quem requisita os seus serviços sejam completamente automatizadas e, para tal, contam com o auxílio precioso de quatro linhas de pintura.
A Fimel pauta-se por satisfazer todos os pedidos dos seus clientes e, para além da aposta em produtos de qualidade, alia sempre a inovação a todos os seus artigos. Esta preocupação constante é um fator que a distingue da concorrência, uma vez que se apresentam como um parceiro de negócios e não um simples fornecedor de máquinas. Assim, a grande preocupação quotidiana é a total satisfação dos clientes cuja relação que com eles estabelecem é sempre com base na amizade, que privilegiam e que pretendem que se estenda através dos tempos.
Dada a multiplicidade de produtos que criam, os mercados para os quais se direcionam são vastos e transversais a muitas áreas de negócio. Possuem em carteira clientes como a Mercedes no Brasil, a Volkswagen e a Simoldes na Polónia, a Riablades/Senvion em Portugal, a Sodecia na China e Índia, a Acciona em Espanha e a Autoeuropa e a MGI Coutier/Avon Automotive em Portugal. No passado, colaboraram e equiparam outras inúmeras empresas de referência, onde se destacam a Bosch, a Sanitana, a Teka e a TAP.
Atualmente, contam com uma equipa composta por 120 pessoas, repartidas por três unidades de trabalho. A sua escolha e formação é um critério pelo qual têm especial atenção, tendo em conta o objetivo claro de estarem preparados para todas as fases de execução de um projeto, desde a conceção até a respetiva verificação, instalação e formação do cliente, para que este tire o maior partido da tecnologia fornecida. Desta forma, apostam em colaboradores com conhecimentos técnicos capazes de responder ao cliente mais exigente em todas as fases do processo. A satisfação dos seus funcionários é também um ponto-chave pelo que se regem por valores como a ambição, responsabilidade, cooperação, confiança e compromisso
Como têm por base a boa relação com toda as pessoas e entidades com as quais trabalham, tentam sempre estabelecer parcerias que se revelem proveitosas para ambas as partes, ao aliar e agregar sinergias. Esse lema sempre esteve bem patente e acreditam que é o segredo para estabelecer ainda mais e melhores negócios no futuro. A mais recente foi feita com a Siemens, o que revela a boa relação não só com clientes, mas também com fornecedores. Um dos fatores agregadores e que transparece no quotidiano da empresa é o constante acompanhamento tecnológico. Com efeito, apostam ininterruptamente em tecnologia de ponta, fundamentalmente necessária para o bom funcionamento e sobrevivência da empresa, tendo como base a máxima inerente: prestar o melhor dos serviços. Desde que começou a fabricar máquinas para os seus clientes, a inovação é uma das palavras de ordem da empresa, da qual não se pretendem distanciar.
Como forma de expressar a visibilidade da Fimel no mercado, ao mesmo tempo que pretendem manter-se atualizados no mesmo, marcam presença regular na feira nacional EMAF, e pontualmente em feiras de máquinas no estrangeiro, visando essa mesma atualização constante. Com a entrada no setor eólico, estas presenças revelam-se cada vez mais prementes, sobretudo quando são direcionadas para esse ramo de atividade no setor da energia, sempre com o foco no cliente e no que podem absorver para poder servi-lo cada vez mais e melhor.
Para o futuro, o objetivo é claro: continuar na linha da frente, garantindo inovação e qualidade em tudo o que fazem.
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1982
Foi constituída a FIMEL – Indústria de Metalurgia e Electricidade, Lda em 22 de Novembro, a partir da Sociedade RUIL – Indústrias de Carpintaria, Carrocerias e Molas, Lda. O respectivo capital social foi então aumentado de 1.500 contos para 11.500 contos distribuído em 5 quotas iguais pelos novos sócios: Aníbal da Conceição Pereira, José Bastos Simões, José de Jesus Guerra, José Vieira Moreira e Leonel da Rocha e Silva.
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1987
O sócio José de Jesus Guerra cedeu a sua quota e os restantes quatro sócios aumentaram o capital social para 30.000 contos.
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1991
A empresa aumentou o seu capital social para 70.000 contos, permanecendo dividido em quotas iguais.
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1997
A FIMEL – Indústria de Metalurgia e Electricidade, Lda mudou a sua natureza jurídica para FIMEL – Indústria de Metalurgia e Electricidade, S.A., aumentando o seu capital social para 120 000 contos. Mais tarde, com a mudança da moeda, o capital social
passou para 600.000€ dividido em 120 000 acções de 5 Euros cada. -
1999
Processo de investimento que passou pela criação de uma nave industrial para a produção de equipamentos com o apoio de novas máquinas tecnologicamente avançadas.
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1999
Projecto ROBOT2000 – Robot para Linhas Contínuas de Pintura Electrostática em parceria com o ISR – Coimbra.
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2000
Certificação da empresa a nível da qualidade segundo a norma NP EN ISO 9002:1994.
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2001
1.º Galardão “Segurança Sectorial – Indústria”, atribuído pelo IDICT no âmbito do Programa Trabalho Seguro, destinado a promover e apoiar o exercício de boas práticas empresariais em matéria de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.
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2002
2.º Galardão “Segurança Sectorial – Indústria”, atribuído pelo IDICT no âmbito do Programa Trabalho Seguro, destinado a promover e apoiar o exercício de boas práticas empresariais em matéria de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.
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2003
Transição para a norma NP EN 9001:2000.
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2004
Grande inovação nas áreas de automação, design e marketing.
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2008
Mudança do logótipo.
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2009
Alteração da imagem corporativa da empresa.
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2009
Transição para a norma NP EN ISO 9001:2008.
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2011
Fimel aumenta o seu leque de negócios para a àrea das energias renováveis.
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2015
Fimel vê reconhecido o seu mérito através da obtenção do galardão de PME Excelência 2015.
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2017
Decisão estratégica de inserir no seu âmbito a fabricação para o setor mobiliário.
Implementação de um Projeto de Melhoria Contínua (Lean/Kaizen).
A administração da FIMEL, S.A., definiu e assume a sua Política da Qualidade a qual é baseada nos seguintes princípios:
Acionistas
Garantir a satisfação dos seus Clientes.
Clientes
Garantir a Satisfação dos seus Clientes.
Sistema de Gestão de Qualidade
Garantir o cumprimento dos requisitos e melhorar continuamente a eficácia do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ).
Colaboradores
Garantir a colaboração, empenho e satisfação de todos os colaboradores, disponibilizando um ambiente de trabalho seguro e aprazível, bem como a sua sensibilização para o SGQ.
Fornecedores
Garantir boas relações de parceria com os seus fornecedores.
A Fimel tem o seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado, no âmbito da conceção, fabrico e instalação de equipamentos industriais para uso específico, tratamento de superfícies e pintura, prestação de serviços de tratamento de superfícies; soluções de automação e robótica industrial; design e fabrico de mobiliário profissional e escolar.
Missão
A FIMEL tem como missão responder às exigências do mercado em todas as áreas de atuação, satisfazendo os seus clientes e sendo um símbolo de qualidade e inovação. Assim, a FIMEL olha para o futuro com otimismo e atua de acordo com elevados padrões de conduta e responsabilidade social. No sentido de satisfazer os interesses máximos da sua Administração e de todas as partes interessadas, definiu como missão criar valor através de colaboradores competentes e motivados.
Visão
Ser uma empresa de referência nos mercados onde atua que se destaca pela excelência operacional e pela qualidade dos seus produtos/serviços.
Valores
AMBIÇÃO: ser exigente e ambicioso. Procuramos diariamente a evolução, inovação e melhoria contínua.
RESPONSABILIDADE: ser socialmente responsável. Assumimos a sustentabilidade e o equilíbrio da sociedade e do ambiente.
COOPERAÇÃO: ser cooperantes e trabalhar em equipa. Valorizamos o trabalho em equipa e o respeito pelo próximo.
CONFIANÇA: ser próximo e confiável. Baseamos a nossa atuação na confiança e na transparência.
COMPROMISSO: ser comprometido com o cliente. Construímos relações sólidas que garantem negócios de sucesso.
Avaliação a Fornecedores Externos
Os nossos fornecedores são avaliados continuamente com base numa pontuação.
Em cada fornecimento são atribuídos 100 pontos. No caso de existir alguma(s) falha(s) no fornecimento será atribuído um demérito, conforme a seguinte tabela:
Demérito à pontuação inicial por cada fornecimento | Causa do demérito por cada fornecimento |
0 Pontos | Fornecimentos sem defeito. |
10 Pontos | Fornecimentos com defeito, mas com aviso prévio.
Defeitos no âmbito da qualidade, quantidade e cumprimento de prazos. |
20 Pontos | Fornecimentos com defeito, mas sem aviso prévio.
Defeitos no âmbito da qualidade, quantidade e cumprimento de prazos. Certificados entregues incorretamente. Não provoca atrasos e conformidade no produto final. |
30 Pontos | Fornecimentos com defeito, sem aviso prévio, originando a devolução do fornecimento, não colocando em causa a conformidade do nosso produto, pondo em causa prazos de entrega do nosso produto final. |
40 Pontos | Fornecimentos com defeito, sem aviso prévio, originando a devolução do fornecimento e colocando em causa a conformidade do nosso produto e prazos de entrega do nosso produto final. |
Poderão ser detetadas falhas no produto apenas durante o processo de produção. Nestes casos é aberto um registo de ocorrência. Estes registos de ocorrência levarão á atribuição de penalização de 40 pontos á avaliação final do fornecedor, ou poderá mesmo levar á sua revogação, dependendo da gravidade ou da eficácia na solução do problema. Esta penalização será retirada á pontuação final do fornecedor, tratando esta ocorrência como um novo fornecimento.
No final de cada semestre é criada uma lista de classificação de fornecedores gerada com base na média dos valores aplicados a cada fornecimento, sendo atribuída uma letra da seguinte forma:
– Classe A – Se a percentagem ao final de 6 meses estiver entre 98 exclusive e 100 (Aprovado).
– Classe B – Se a percentagem ao final de 6 meses estiver entre 85 exclusive e 98 inclusive (Satisfatório, mas sob observação)
– Classe C – Se a percentagem ao final de 6 meses for inferior a 85 inclusive (Não satisfatório)
A Classificação anual será obtida pela média das duas classificações semestrais, solicitando aos fornecedores com classificação B e C um plano de ações de suporte.